domingo, 27 de abril de 2008

3 - PIXIES


Monkeys gone to heaven, lá estávamos nós aquele bando de loucos, entramos numa van e algumas horas depois, Curitiba pop festival ouvindo o bom e velho rock'n'roll,Pixies fecharam o sábado com chave de ouro. Eu? Bem, eu também, porém com um pacote de remédios para se tomar a cada 3 horas, eles? rsrrrsrsrsrs, um litro de jameson, e um monte de ceva na cabeça e o quarto 357. Marcão, sid, AZ, Sirin, Mateus, Niltim,Fio e o doutor, não, não era meu médico que me acompanhava, era um doutor advogado que seria necessário pra outro cara, a divina providência sabe o que faz.

A vida continuava legal fiz o tratamento da tal prostatite e dois meses depois, novo exame de controle e ... Sangue oculto na urina, e o doutor coçava a cabeça, você fuma? Já fumei (mentira era só sentar no buteco), tem casos de câncer na família? Nem de longe. Vamos lá de novo 1ºex.sangue 2º ultra-som 3º RX e nada, começaram a aparecer umas dores nas costas e minhas mãos a descascar então exame de acido úrico que estava no limite o médico passou uns remédios e solicitou um exame de tomografia, "vamos ver se há algo ai", dai vem aquela tremenda preocupação, sua da família, e até o dia da realização, sonhos,idéias mil, mas vamos em frente ver no que dá.

Dia de exame, jejum ,ansiedade, uma maquina estranha que você entra dentro toma umas injeções e fica ouvindo uma voz "respira" "solta" "prende a respiração", que não vem do além, é o operador , então o resultado, ai meu Deus permita que não haja nada nisso ai que fique tudo como está e então vamos ao médico e o que havia...... NADA. E então doutor, o que tenho? "olha,vou fazer uma junta médica com meu pessoal aqui e te ligo, não sei o que você pode ter" e fiquei na expectativa.

Algumas semanas depois e nada, você vai ficando angustiado, nervoso, liguei para o médico que me disse "olha vamos esperar alguns meses e você retorna pra fazermos novos exames" e AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA você fica louco de raiva. Que isso se dane seja o que for uma hora vai dar as caras, vou seguir minha vida. Nada como desligar-se de uma possível doença, então trabalho estressante, mau humor, ma alimentação, buteco 3xporsemana, caminhada de vez em quando, e na sexta pra tirar o stress encha a cara e fume um maço de cigarros, sabadão acorde de ressaca e por que não tomar uma pra sarar? Domingão, vixe hoje num bebo não to de ressacão.

NOTA. importante dizer que com relação ao médico não houve nenhum erro na conduta, trata-se de profissional sério e seguiu aquilo que mandam as convenções médicas, mas a gente (eu) já viu né quer uma resposta imediata, precisa. Curar e continuar a vida afinal o médico tá ai pra isso. Nem sempre é assim amigos, nem sempre, a paciência a esperança e a fé caminham de mãos dadas e estes pequenos percalços vêem pra nos fortalecer embora não saibamos lidar na maioria das vezes.

sábado, 26 de abril de 2008

2 - PRIMEIROS SINAIS

01/03/2004 sei exatamente a data, pois foi o dia em que fui admitido em uma empresa que exigia exames de saúde, entre eles, de urina, passei pelo médico e ele me analisou estava tudo ok, exceto um pequeno aumento no nível de sangue na urina, "nada de anormal" disse ele, "deve ser apenas uma pedrinha nos rins, costumam causar isso, vá e investigue melhor e boa sorte", mal o sabe que ali começava uma interminável seqüência de exames e visitas a consultórios. Estava então com 34 anos comecei a trabalhar e "assim que tiver tempo vou ao médico" então vida normal. Trabalho, buteco, família, trabalho, buteco muitas risadas, cama, trabalho, buteco, família, trabalho, churrasco, festa, diversão, trocar carro, comer pizza com a esposa, reformar casa, lavar cachorro, buteco, cortar grama, jogar bola com o filho na pracinha, buteco, trabalho. Alguns meses depois fui ao médico e iniciaram-se os exames 1º urina, 2º ultra-som, 3º RX e nada, "você tem apenas um pouco de areia, pode ter de formado uma pedrinha e se foi" passou uns remedinhos e tudo certo, de volta a seqüência acima. Mais uns seis meses, exame de controle e lá estava o sangue oculto, repetiu-se os três exames e... nada, "hum, estranho isso, você tomou os remédios? claro doutor "podíamos marcar uma cistoscopia, mas é um exame muito invasivo" (e doloroso) " tome estes remedinhos aqui e vamos ver em 2 meses" OK e voltamos a vida,buteco,ceva,rock'n'roll e cigarros.

Dois meses depois, sangue oculto persistia, "vamos fazer a cistoscopia", (antes de você ouvir a descrição do mesmo, já fiz uns 15 até hoje e não morri, é chato, dolorido, mas se necessário for, faça, sem medo).

Centro cirúrgico, você peladão apenas com aquelas ridículas roupas que até hoje não sei o nome e que são abertas de um lado, até que passa uma doutora me vê pela janela do corredor, abre a porta, uma bela senhora de uns 40 anos educadíssima e muito prestativa e diz "a abertura é nas costas e não na frente", e de repente chega à enfermeira, segura as duas pontas que não se fecham no rumo da sua bunda e te leva pra uma mesa de cirurgia, e lá esta você, semi-nu, rodeado de enfermeiras falando sobre unhas,cabelo e dai começam a chegar os médicos e anestesistas trocando receitas de carne assada, falando de futebol, e priiiiiiiiiiiiiii, começa a partida levantam suas pernas como se você fosse ter neném te aplicam uma anestesia da cintura pra baixo começam a trazer uns equipamentos malucos, botam uma TV do seu lado, dão um beliscão no seu dedão "e ai tudo certo" ok tudo dormente, dai você vê o doc mexer naquela região que você não gostaria nada " cara isso ai é só pra mijar e da minha esposa" mas não, vão botar uma câmara e a TV é pra você se ver, e que visão, apesar da anestesia, você sente a coisa lá dentro e o doutor vai mexendo e te "mostrando" isso é tal coisa , tudo certo, isso é tal coisa, rapaz isso é sua próstata, ela ta cheia de vazinhos dilatados ta vendo? E você de olhos fechados, suando as bicas, grudado na cadeira, diz hummmmmmmmmmmmmmmmm, "já sei o que é, é prostatite", hummmmmmmmmmmmmmmmmm, "quer dar mais uma olhada", hummmmmmmmmmmm
"Ok terminado", hummm,"vou aproveitar pra fazer um exame de próstata" hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm você sai de lá como se tivesse passado 3 dias em uma sauna em Cuiabá, a enfermeira nem precisa mais segurar as pontas da sua roupa, tão grudados na sua bunda.

E no outro dia seus amigos ainda vem te sacanear, "como é que é" te enfiam o aparelho lá atrás? Antes fosse irmão, antes fosse.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

1 - HOJE ACORDEI FELIZ


É, e muito feliz. Mesmo com câncer. Feliz por ter uma doença tão grave? Estranho né? Mas coisas que nos chocam e nos assustam não parecem ser assim tão horríveis quando se tem a oportunidade de assimilar, analisar e digerir com calma e com a busca de respostas corretas.

Não tenho aqui a intenção de ferir ninguém que sofre ou tenha algum parente que passou pelo mesmo problema, se o fizer, foi sem intenção recebo as críticas com respeito e peço desculpas antecipadamente. É uma doença que machuca e causa enormes sofrimentos a todos envolvidos, não escolhe idade, sexo, raça, mas no fundo tem uma razão de ser, por isso tenho a pretensão de levar as minhas conclusões,pensamentos,etc para ajudar aqueles que assim como eu sofrem ou apenas se preocupam com o fato de desenvolver uma doença, qualquer que seja e que sequer pensamos nisso quando estamos bem.

Fazemos uso de produtos saudáveis na maioria das vezes por modismos, imposição, para ter um corpo legal, vamos à missa por necessidade espiritual? Temos fé realmente?

A intenção é essa, ser honesto consigo mesmo, situação que tenho refletido constantemente porque sempre me achei muito correto perante todos, me achava até um exemplo de conduta, não prejudicava ninguém era justo e solidário, estava afastado de religião, "mas" acreditava em Deus. De repente, com o aparecimento da doença meu mundo se virou de cabeça para baixo. Tudo desaba, falta ar,seu cérebro para de funcionar por alguns dias depois entra numa roda de pensamentos contínuos sem nexo com mil idéias boas e ruins e ...a morte, o fim de tudo, vazio.

A solidão parece ser sua única amiga, as pessoas vem "te visitam", mas, não dizem nada, não importa você não quer falar mesmo, quer ficar com seus pensamentos se tornando mais egoísta ainda do que era, afinal de contas ninguém sabe o que "você esta passando", 'fulano ta doente', há, isso é doença, eu to doente, 'cicrano ta com depressão', depressão isso não é problema, tem cura, e eu. De certa forma estes pensamentos apenas passaram momentaneamente na minha cabeça, não se fortaleceram. Revolta, indignação, depressão, tristeza, também não me deixei levar, sempre tentei ser muito otimista e enfrentar o mau cara-a-cara. Com intuição estava enfrentando toda a dificuldade de maneira correta afastando maus pensamentos, me fortalecendo com minha esposa, filhos, família e amigos que neste momento se mostram realmente se estão a seu lado, como se diz, quer conhecer um homem dê-lhe poder, quer conhecer um amigo, um parente, companheiro, fique doente, pode também ir à falência, o que é bem melhor viu.

A cada dia estarei contando um pedacinho desta história e as mudanças operadas tanto no aspecto da doença como no evolução psíquica e espiritual para explicar como se pode ser feliz com ela, o que não é nada fácil de se entender e menos fácil ainda do que se pensa é descobrir que esta com câncer.

Minhas interpretações podem não ser as mais corretas e nem servir de exemplo, mas são as que melhor me identifiquei já que em se tratando de seres humanos e de câncer, cada caso é único, inigualável.