
Pois é, de todo o peso, as dificuldades, surpresas e empecilho, um que eu jamais imaginaria aparece pelo caminho. Logo após toda a temporada de hospital essa figura maravilhosa nos causa a pior surpresa de nossas vidas.
Nossa mãe querida, vó Ofélia queridíssima dos meus filhos e sobrinhos que tanto lutou com um problema de saúde por anos a fio, nos deixa órfãos, nos deixa com o mais pesado fardo a se carregar, o da saudade, das boas lembranças e lutas pela qual passamos. Ela e meu pai, 56 anos juntos na saúde e na doença, sempre fortes e alegres, nunca nos passando nenhuma dificuldade e sempre nos dando o melhor ao seu alcance. Não tenho a mínima idéia de quanto minha mãe possa ter sofrido, mas reclamar da vida por dificuldades eu não poderia, se me lembrar apenas de algumas pela qual passou. Desde pequena suas inúmeras dificuldades por morar na roça, a mãe outra bravíssima mulher com filhos vindo um atrás do outro, recorreu a ela, que cuidava dos irmãos e depois de casada perdeu os três primeiros filhos que nasceram Marcelino, Nivaldo, Alexandre, Garotos já saídos do ventre, bebês, imagina a dor para suportar tal fardo. O primeiro homem que nasce após, sou eu e é uma história que sei aos pedaços mas foi muito dura com meus pais também, tive os mesmos problemas dos outros, várias internações, tratamentos intensivos, mas com certeza Deus a presenteou pois ela merecia.
Mãe e algo único e irreparável quando se perde é que você valoriza. Usando e abusando apenas, não devolve uma palavra de carinho, de afeto, não tenta entender o que se passa em suas cabeças, duras as vezes, mas quem não é.Cabeças duras muitas vezes são cabeças iguais que parecem se repelir, uma não aceita o auxilio da outra, esta, sempre fora a nossa batalha e é algo que me arrependo profundamente de não termos tido o tempo necessário para ajustes e entendimentos, veja você uma vida inteira e não damos conta de nos entender com pessoas queridas, que estão ao nosso lado o tempo todo. Mas também não fora o fim do mundo já que ultimamente vínhamos conversando legal, olhos nos olhos, sorrisos e histórias, abrindo o coração. Ela se tornou mais dedicada ainda a mim, coitada, gostaria de ter ficado ao meu lado o tempo todo, mas ainda não podia também se tratava e necessitava repouso absoluto.
Após algumas semanas é que você começa a perceber a tamanha falta, as ligações feitas diariamente, a voz otimista do outro lado sempre esperando o melhor, sempre rezando, enviando energias e a união que ela sempre buscava entre a família, reunindo a todos, fazendo questão de estarmos juntos aos domingos, acho que isso vai ser a maior perda, não pela festa, comida, bebida, mas pela integração que só avó é capaz de fazer, pena.