terça-feira, 17 de junho de 2008

10 - CONFIANÇA









"Vamos ver TV"?

Não vejo TV'.

Por quê?

TV entorpece a mente.

Dias depois o Sr. não TV chega em casa e a liga de imediato

Ué, você disse que não assistia TV.

Preciso entorpecer minha mente."

Dialogo do filme Confiança de Hal Hartley.




Após a saída do hospital, a dura recuperação, não é fácil, muita dor, movimentos e alimentação restrita, repouso absoluto, mas é tudo passageiro, são apenas umas férias. Afastei-me do trabalho que segundo o médico ficaria pelo menos 2 meses para total recuperação, você leva um baque, tem família precisa trabalhar, "manter o emprego" e a ansiedade de voltar a sua vida normal. Fica nervosinho pois se sente OK afinal já foi "tirado" o causador do problema.

Retorno ao médico e toda ansiedade, toda duvida que até ali ainda se tenha, pois se tem esperança que não haja de ser nada até o fim, e a biópsia mais que confirmada, tumor maligno grau III, excessivamente agressivo, naquele momento apenas tinha a confirmação absoluta da seriedade da coisa e mais, tratamento sugerido, após 60 dias de recuperação da cirurgia, mais 4 meses de quimioterapia preventiva, ou seja, 6 meses afastado do trabalho, da vida normal, recluso se tratando.

Sexta-feira a tarde sentado na rede, vento batendo, mundo acelerado, todos correm feito loucos para suas casas, era o que via da minha sacada.Mente paralisada, idéias dispersas, não havia medo ou qualquer sentimento de revolta, alias não havia sentimento ou pensamento algum, acho que devia ser uma espécie de digestão mental, como uma sucuri que come um bezerro e precisa ficar dois dias imóvel. "E ai, você ta bem?, mas o médico já havia dito o que era, não mudou nada." dizia minha esposa "Força que estamos juntos" Ótimo ouvir isso mas lá dentro a coisa é um pouco mais complicada a digestão mental é difícil e não da pra tomar sal de fruta, alias qual o seria para a mente?

Confiança, você tem? em que, em si mesmo, em Deus, nos médicos, será que apenas este tratamento preventivo e tudo estava certo? Não é uma decisão difícil, pois, em, primeiro instante você tem que acreditar naquilo que é real, palpável, afinal estamos no mundo físico, então que se trate a maneira tradicional. Mas 6 meses era um longo tempo para se analisar, rever tudo que se fez na vida e tentar buscar uma resposta para aquilo que fica na mente 'o que causou isto?' e a mente começa a funcionar novamente. O que fiz de errado na minha vida? Isso é um castigo? como poderia ter evitado?

Minha vida não era muito diferente da maioria das pessoas, muito trabalho e stress de segunda a sexta, noites mal dormidas devido ansiedade e vontade de ganhar mais e mais, de conseguir sua casa, carro, e no meio do caminho aparecem todas as "necessidades" da vida moderna. Fim de semana vamos curtir, o que? A ,tomar uma, fazer churrascos, jantares, vamos pro rancho, tudo regado a muita cachaça. Segundona, ai que ressaca, mas vamos lá tudo de novo. As coisas não saíram como queria? Dá um berro, chuta o cachorro, briga no trânsito, xinga o vizinho. Mas, lembro-me que nem sempre era assim, era pior, e de todas as atitudes em relação à formação de uma doença era a de não exteriorizar os sentimentos, de se incomodar com coisas pequenas, de se revoltar com coisas grandes que não estão a nosso alcance imediato, de querer que todo mundo seja correto e que o mundo seja justo a minha maneira, revolta interior alimentada por coisas e pessoas banais.

Essa era uma das principais recomendações médicas para se evitar esse mal, ter uma vida contrária a tudo isso acima aliada à boa alimentação, mas o mundo a nossa volta é um mundo de difícil compreensão e aceitação, cercado de injustiças de prazeres fáceis de necessidades fúteis que se cria a cada momento para "mover" o mercado, todo contrário ao estilo de vida que se propõe então como mudar sua vida, é possível sem ser um budista isolado em um mundo de meditação, ou de ser um bom vivant que trabalha 6 horas por dia, tem uma casa enorme em que se faz um retiro diário para repor energias, não se preocupa com dinheiro, pois sobra. Afinal onde conseguir esta tranqüilidade.

Sem tempo ainda para por em prática a tão sonhada calma e nova vida, agulhada na veia e iniciemos a quimio, exames feitos tudo ok e a primeira sessão se iniciava. Após esse momento é melhor você "entorpecer a mente".

Nenhum comentário: