quinta-feira, 1 de maio de 2008

4 - DR. FANTÁSTICO


A vida se segue normal, vez ou outra pinta um grilo que fica te martelando por alguns instantes e te relembrando, exames, sangue oculto, preciso voltar ao médico, mas no momento não, a velha teimosia não deixa você fazer a coisa certa.Terça-feira? vamos pra vila tomar umas. No outro dia aquela ressaquinha leve e começam aquelas brigas internas,o bem contra o mal, que depois dos trinta normalmente começam a fazer parte da sua vida e que com ameaça real de doença se fortalece ainda mais e você começa a se cobrar, "preciso parar de beber" "eu não fumo com freqüência., por que esses malditos toda vez que vou tomar uma cerveja", " a partir da semana que vem vou mudar minha alimentação",e bla,bla,bla,bla como aquelas promessas de fim de ano, regimes,caminhadas, academia.

O futuro não podemos antever, o passado, melhor não ficar remexendo, arrependimentos são legais, mas os erros que você comete, são como pregos na parede, podem ser retirados, mas as marcas continuam lá.

E entre várias conversas que surgem, num belo dia com um colega de trabalho eis que ele me fala sobre sua esposa que tinha vários problemas de rim e me indica seu médico, "olha o cara é muito bom, até eu que tinha um problema que ninguém descobria fui curado por ele". Como voltaram umas dores nas costas, marquei uma consulta pra ver no que dava, mal sabia que este seria o cara responsável por eu estar aqui escrevendo hoje, a ele devo a vida e claro a Deus que o colocou no meu caminho, não só pela sua experiência ou conhecimento, mas principalmente pela paciência, atitudes tomadas no momento certo e de saber lidar com um paciente complicado, exigente e teimoso. Visto hoje, já devo ter passado por umas 100 consultas, médicos de alto nível, mas nenhum se compara a este SER HUMANO acima de tudo que procura entender seus sentimentos e a curar "o paciente" e não a doença.

Mas a vida dele, e a minha, não foram tão fáceis assim não. Tudo começava do zero novamente, é a conduta médica, exames de urina, sangue, ultra-som, RX e como persiste o sangue oculto, marcadores tumorais e... Cistoscopia, o maldito, "desta vez vamos colher algumas amostras de sua bexiga para fazer biópsia" e vamos lá, fizemos o exame que é um pouco mais agressivo, afinal tiram pequenos pedaços da sua bexiga, faz-se de manhã e a tarde você já esta em casa, urinando verde e vermelho, devido a remédios pra limpar o canal e sangue do exame, até que num momento vou urinar e nada, não saia, volto 10 minutos depois e nada, + 1/2 hora e nada, a coisa vai se complicando e vc começa a suar e forçar e nada, então amigo saí correndo e... " me leva pro hospital", rapaz, entrei naquele lugar que nem 10 seguranças me segurariam, nem ficha fiz fui direto pro atendimento deitei na primeira cama que vi e pedi pro enfermeiro, "cara me arruma uma sonda urinaria urgente", rsrsrsrsrsrrsr o coitado nem sabia o que tava acontecendo, baixei as calças e disse, "vai, enfia ai que ta entupido, não sai urina", 'mas o que aconteceu?' "deixa eu urinar depois te conto", e haaaaaaaaaaaaa que alivio urina verde com coágulos,é uma sensação impar, ai expliquei pro coitado o que acontecera e minha esposa chegou com a ficha de atendimento.e eu rindo lá dentro, "ué, ja saiu?"rsrsrsrrs ali começava meu estágio de enfermeiro, aulas praticas.

Alguns dias depois resultados da biópsia, marcadores, e .....nada. Completava-se um ano de exames, consultas, dores. A paciência começa a se mostrar curta, você quer saber o que tem fica irritado,e neste momento começa a ver em que diferem os seres humanos.Meu médico se mostrava calmo e me pedia que aguardasse o momento certo pois haviam várias hipóteses até mesmo a de ser algo normal, algo que alguns tem a vida toda sem se manifestar em doença alguma. "vamos dar uns dois meses e pedimos novos exames, afinal tudo foi feito da maneira correta"

Um comentário:

Gilda Velloso disse...

Viu que legal? Esses médicos são como ............ursos Pandas! Muuuito raros. Sorte...